O LIVRO



" Um livro é o ser mais paciente do mundo.
Espera por um leitor a vida inteira."

António Mota


Tenho uma relação de paixão com os livros. Sempre será um bom presente para me oferecerem. Resultará certamente num sorriso!
Os meus olhos brilham de cada vez que termino um livro... vou iniciar um outro.
O mergulho numa nova história faz-me bater o pé, suar as mãos, encher o peito de ar.
E como os selecciono? Por tantos motivos: o autor, o ilustrador (quando são infantis), a encadernação, o título, a imagem usada na capa, o tipo de letra que usam na capa, uma continuação de outro livro, tantas razões....mas todas elas muito pessoais...

E raramente me engano.

Dueñas já me aguçava o apetite faz tempo. A primeira vez que olhei para ele, retive o nome da obra - O tempo entre costuras. Poderia dizer tanto ou tão pouco sobre a obra mas o título mexeu comigo...
Voltei uma vez mais à livraria, senão umas duas ou três vezes, e em todas elas estive de novo no meu ritual: passar os olhos nos títulos expostos, ver a grossura (adoro os chamados tijolos)... e o tal, voltava a chamar a minha atenção.... confesso que esteve nas minhas mãos por duas vezes e acabou por ficar... a bem da literatura infantil!

Quando entrei na Lello, no Porto, sabia onde me dirigir. Ele esperava por mim como um filho à porta da escola. E foi desta....

Depois conto tudo.

Para quem não puder esperar (são 620 páginas), a obra deu origem a uma mini-série espanhola.

Boas leituras!

Comentários

Mensagens populares